Hospital São Domingos das Irmãs Dominicanas

Uberaba, MG • 1958

Central de Esterilização Integrada
Central de Esterilização, localizada de permeio ao Bloco Cirúrgico e ao Bloco Obstétrico, enseja distribuição de material esterilizado, através deguichês, diretamente a cada sala de Operação e Parto; a terceira destinação é o resto do hospital, por carrinhos. A iluminação e ventilação da Central de Esterilização é cruzada e feita por caixilhos altos.

Berçário em Fita
Berçário inovador, contíguo ao Apartamento de Maternidade. Recém Nascido visível através de amplas vidraças; do lado interno, pela mãe; do lado do corredor, pela enfermagem. Cada Berçário emFita serve a quatro quartos ou a 8 mães, quando semi-privados;constituindo solução tipo Alojamento Conjunto Alternativo.

   

Internação Contínua e Contígua
A Unidade de internação é exemplo de Continuidade e Contiguidade Física e Funcional; com sucessão de quartos de pacientes contíguos. Os apoios são Central-Posicionados entre os corredores da Unidade.

UTI
Chama a atenção que, já em 1958, o São Domingos contava com Unidade de UTI.

   

Painéis de Vidro (foto 1)
Vidraça no corredor para supervisão do banheiro e também do quarto do paciente, através do visor da porta internado quarto. Cortinas para assegurar a privacidade de adultos.

Quarto de Pediatria
Com visores de intercomunicação entre quartos. Mesmo recurso de vidraças com relação aos banheiros de Pediatria, cujas portas, com visor, permitem a supervisão do paciente, pela enfermagem, através do amplo caixilho envidraçado, na parede do corredor; permite, ainda, a supervisão da criança dentro do banheiro. Quando o banheiro for utilizado por adulto, cortinas asseguram a privacidade. Outra flexibilidade ensejada é adestinação desse conjunto como UTI. Para a lavagem de comadres, duchas demão foram instaladas, pioneiramente, junto a cada bacia sanitária.Vidraças entre quartos, além de coadjuvar a supervisão, ensejam o contatovisual entre crianças.

Unidade de Internação
O pavimento éservido por 2 elevadores e uma rampa, todos supervisionados pelo PontoNodal: Recepção, Sala de Espera, Posto de Enfermagem. A rampa ensejaacesso de Pessoal diretamente à Copa e ao Corredor da Unidade dos quartos. A Unidade de Internação conta com: Sala de Espera, de Estar e de Familiares, Refeitório e amplo Solário. Constituem, também, exemplos pioneiros de descentralização, os quatro diferentes Postos de Enfermagem, Serviço e Utilidades. Portas com 1,20m de largura. Dobradiças em L anti-batida. Portas de banheiro de paciente abrindo para dentro, retiráveis pelo lado de fora -- projeto da Karman.

Quarto de Maternidade (foto 2)
A mãe observa o RN no Berçário contíguo, através do amplo visor e a Enfermagem supervisiona o RN através do painel de vidro localizado na parede do corredor. Cortinas permitem vedação individual decada caixilho. Cortinas laváveis, sem necessidade de passar a ferro. Piase lavatórios acionados por válvulas de pé. Dispensadores de sabão líquido por sanfona plástica. Projetos da Karman (foto 3).

Comunicação
Tubos verticais de 15cm de diâmetro e 2m de comprimento interligam o Serviço de Admissão de Controle Centralizado, no pavimento térreo, com o Posto do Pavimento Superior; essa Relação Funcional Internível foi viabilizada em outros setores, graças à disposição, na mesma vertical: do Posto de Enfermagem -- Secretaria da Internação e do Serviço de Admissão; da Portaria e o Serviço de Informação Central; do Posto de Enfermagem da Unidade de Auto Assistência, do Posto de Serviço de Diagnóstico eTratamento e o Posto de Enfermagem da Assistência Moderada (dentro do Sistema de Assistência Progressiva).

   

Camas de Altura Regulável
As camas do Hospital são as primeiras fabricadas no Brasil com dispositivo para altura doméstica e altura hospitalar, com Grades de Segurança laterais removíveis e retráteis; com Peseiras retiráveis e Batedores de borracha; projeto da Karman.

Particularidades
Salas de Cirurgia e Parto com piso condutivo. Tomadas a 1,50m. Capela com vitrais. Portaria Ponto Nodal, atende: Vestíbulo Principal de um lado, Pronto Socorro de outro e a Administração, pelo terceiro e supervisão da rampa e dos elevadores pelo quarto lado. Aescada do Vestíbulo Principal é vasada; os degraus são suspensos atirantes; o esquadro dos degraus é em perfil L de ferro, preenchido com concreto e acabado em manta de borracha removível.

   

Centro de Terapia Intensiva (foto 4)
O transporte de pacientes é feito no próprio leito e não em maca (humanização).


Hospital São Domingos, 1958

São DomingosCentral de Esterilização Integrada, Berçário em Fita, Internação Contínua e Contígua e Camas de Altura Regulável são algumas das particularidades desse hospital.